--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

Vinhos, amigos e mariscadas

| Teresa Gomes

26-08-2018 18:08

Se há vinhos que fazem lembrar o Verão, são eles os brancos da região do Vinho Verde e como eles gostam de mariscadas e convívio!

A região Vinho Verde oferece brancos geralmente ligeiros, frescos, pouco alcoólicos, logo óptimos para dias quentes e pratos igualmente leves.
Castas como o Alvarinho, o Loureiro ou o Avesso destacam-se das restantes na região. Ao contrário do que se diz, estes vinhos podem igualmente envelhecer muito bem em garrafa, sobretudo o de Alvarinho. Apresentam-se com mais atitude no copo, mais grau e complexidade. 

Mas algo os torna únicos, todos eles têm como uma assinatura de genuinidade, aquilo que todos nós procuramos no Verão – frescura. A esta característica junta-se a intensidade aromática e a capacidade de harmonizar à mesa.

São por isso a escolha acertada de harmonização com marisco. Nós os Portugueses somos dos poucos, talvez os únicos que saboreamos maioritariamente marisco confeccionado de forma ligeira e simples, isto é, cozido e já está pronto a ir para mesa! 

Os sabores delicados, e por vezes doces, do marisco “casam” na perfeição com vinhos brancos acídulos, jovens, frescos e frutados.

Imagine uma mesa com camarões cozidos, ostras ao natural, gambas grelhadas, sapateira recheada, mexilhão suado ou uns simples e deliciosos percebes. Não faltará certamente o pão torrado e a manteiga bem como a maionese. 
Temos por um lado a delicadeza dos sabores (marisco), a gordura/untuosidade (manteiga, maionese) e o crocante (pão torrado) No vinho devemos procurar por acidez (boca) e o lado aromático/frutado (nariz). No geral um vinho com uma boa relação entre álcool e acidez. Devem ser servidos entre os 7-9.ºC ou 10-12º, caso se trate de um mono-casta a Alvarinho.

Convide os amigos e aventure-se pela região Vinho Verde provando os seguintes vinhos, vai ver que também harmonizam com a vida.

Contemporal Branco
Quinta da Lixa Loureiro
Jardim Secreto Alvarinho

,