--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

Truques para beber vinho Tinto em dias quentes

| Teresa Gomes

26-08-2018 18:08

Se é daquelas pessoas que não importa o que come ou como está o tempo, mas o que você gosta mesmo é de um bom copo de vinho tinto, então continue a ler, este post é em especial para si.

Como sabe já lá vai o tempo em que os vinhos tintos se bebiam “à temperatura ambiente”, hoje falamos de 18.ºC no máximo. Indicação que os Enólogos partilham com frequência nos contra rótulos das garrafas. 

Mas no Verão, a temperatura recomendada de serviço desce para uns bons 15 ou 16ºC. É claro que nem todos os vinhos tintos se compadecem com um serviço a esta temperatura. Vinhos com muita estrutura e taninos vão-se mostrar desagradáveis no palato, os taninos ficam mais vincados (amargor e secura na boca) e o aroma/sabor do vinho fecha, dando pouco ou nenhum prazer ao beber. Por isso tal como troca a roupa no seu roupeiro, entre as duas principais estações do ano, assim deve fazer também com a escolha dos vinhos tintos a comprar na sua loja Continente.

Verão é sinónimo de roupas leves, mais coloridas, de refeições à base de saladas, grelhados, então os vinhos devem condizer. Evite tintos com longo estágio em barricas de carvalho e muitos taninos, e procure por vinhos mais ligeiros, com vinificação em inox e predominantemente frutados.

Particular atenção quando beber vinho tinto no exterior, pois a temperatura do vinho no copo, vai subir em flecha. Como primeira medida de precaução, não costumo verter muito vinho no copo, segunda, mantenho a garrafa sempre refrescada. E como fazer isso pergunta você? Pode recorrer a um balde (frapé) com gelo ou usar as mangas refrigeradoras. Durante o Verão tenho sempre 2 ou 3 no congelador, prontas a usar.

Resumindo, os acessórios de que vai precisar este Verão:

E agora um truque divertido, já pensou em congelar uvas e coloca-las dentro do copo para refrescar o vinho? Também funciona com vinhos brancos e rosés!

 

 

,