--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

Ovos en meurette

| Gourmets Amadores

01-10-2018 23:10

A história destes ovos acompanhados por um molho denso de cor profunda conta-se à boleia de um copo de vinho que evoque memórias da Borgonha francesa, de onde a receita é originária. A versão aqui apresentada simplifica os procedimentos e é garantia de comensais satisfeitos, cada um com o seu ovo escalfado sobre uma fatia de pão apassado em manteiga e servido com um molho de vinho tinto e bacon. Bom apetite!

Ovos en meurette

serve 4, como entrada

4 ovos (biológicos, preferencialmente)
75 ml vinagre de vinho branco
4 fatias de pão (2 cm de espessura)
30 g manteiga

Para o molho:
2 cebolas, picadas
10 g manteiga
500 ml vinho tinto
100 g bacon, em cubos
2 colheres (chá) farinha
1 folha de louro
1 raminho de tomilho + 1 colher (chá) folhinhas para servir

Coloque 30 g de manteiga numa frigideira larga, aqueça e disponha as fatias de pão para dourar. Ao fim de 2 minutos vire e deixe saltear 1 minuto. Reserve.

Na mesma frigideira acrescente a restante manteiga, as cebolas e o bacon. Cozinhe em lume médio 5 minutos. Adicione a farinha e mexa. Junte o louro e o ramo de tomilho e, finalmente, o vinho. Deixe ferver, reduzir e engrossar (8-10 minutos), mexendo ocasionalmente.

Escalfe os ovos. Num tacho, deite cerca de 1 litro de água e o vinagre. Quando ferver, diminua o calor para obter apenas um borbulhar constante. Abra o ovo e, com o cabo de uma colher de pau, mexa a água até fazer um pequeno remoinho. Certa o ovo cuidadosamente aí e cozinhe 2 minutos. Retire com uma escumadeira e disponha num prato sobre papel absorvente. Repita com os restantes ovos.

Para servir, disponha um ovo no centro da fatia de pão e deite 2-3 colheradas de molho (sem cobrir totalmente o ovo). Polvilhe com folhinhas de tomilho e sirva.

,