--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

O copo faz mesmo a diferença?

| Teresa Gomes

11-05-2018 10:05

Sim, sim e sim, e você nem imagina o quanto.
Da mesma forma que um vinho de alta qualidade passa a “comum” também um vinho do dia-a-dia pode tornar-se um néctar especial e um dos truques é apenas o formato do copo.
Quer saber como? Então continue a ler.

A verdade é que o copo certo tem enorme influência no prazer de desfrutar um vinho. Se você deu-se ao trabalho de escolher um vinho, faça-lhe justiça, servindo-o num copo que faça sobressair as suas características. Em resumo escolha sempre um copo que afunile no cimo (em forma de tulipa), que permitirá libertar aromas do vinho q.b. mas sobretudo canalizará o néctar para a língua na sua boca de uma forma que lhe dará garantidamente mais prazer e facilidade em captar as nuances gustativas do vinho.
Ainda antes para apreciar a cor do vinho correctamente, escolha igualmente um copo feito de vidro transparente sem qualquer gravação, cor ou decoração, que poderão distorcer a cor do vinho. Veja o copo como se de uma lupa se tratasse, ele deve aumentar para seu prazer os aromas e sabores do vinho.

Se tem dúvidas faça o seguinte exercício: seleccione vários formatos de copos de vidro aí de casa (mesmo os copos para sumo!) e sirva em todos o mesmo vinho; a seguir prove e pergunte-se "em qual copo, o vinho me soube melhor?". Vai ficar surpreendido com o resultado.

Caso se tenha apercebido que definitivamente tem de comprar copos novos, sugiro a linha Safira da marca Kasa à venda nas lojas Continente e já agora adicione ao seu carrinho de compras o decantador Cisne da mesma marca. Para aqueles vinhos encorpados que precisam de “acordar” a decantação também faz maravilhas.

,