--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

Já há sardinhas!

| Teresa Gomes

12-06-2018 10:06

Há quem tenha o Santo António como o padroeiro de eleição, ou quem goste mais do São João ou mesmo quem prefira o São Pedro. Mas numa coisa, estamos todos de acordo, quem não gosta de uma bela sardinhada?

Antigamente com o peixe bebia-se sempre Branco… hoje os tempos são outros e os vinhos também. Devido ao sabor intenso das sardinhas eu diria que pedem quase sempre um vinho tinto ou rosé. Não podemos esquecer na equação da escolha do vinho, os acompanhamentos típicos das sardinhas assadas, como a salada de pimentos, ou para quem gosta, regadas com o molho à Espanhola (azeite, alho, cebola, colorau).

Ao escolher o vinho Tinto, opte por vinhos tintos jovens, pouco encorpados, frutados com pouca ou nenhuma madeira. Procure na Garrafeira da sua loja Continente pelos vinhos da marca Contemporal. Poderá escolher entre vinho tinto do Douro, Dão, Bairrada, Península de Setúbal ou do Alentejo. E como está calor, servidos a uns belos 16.ºC, ficam uma maravilha com as sardinhas assadas! Já reparou que diz-se “assadas” mas na verdade são grelhadas!?

Moda mais recente, um pouco por todo o Portugal, é acompanhar as sardinhas, nomeadamente na altura dos Santos Populares com um jarro de sangria. Partilho a receita original:

Fruta cortada em pedaços grandes (laranja, limão, maçã, etc.)
Adicionar um copo (tipo shot) de Brandy e outro, de licor tradicional Português  
Macerar a fruta com o açúcar (a gosto) durante pelo menos 2 horas
Adicionar vinho tinto
Adicionar limonada gaseificada (na mesma quantidade que o vinho)
Juntar algum gelo no momento de servir
Folhas de hortelã para decorar (opcional)

As sardinhas são ricas em Omega 3 e em ácidos gordos. Use e abuse delas, a pingar no pão saboreie este pedaço de Verão, coma e beba pela sua saúde!

,