--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

Guardar vinho na garrafa depois de aberta sem perder qualidade

| Comer, Beber e Lazer

16-05-2018 10:05

Beber vinho com os amigos e poder beber o vinho todo de uma garrafa na refeição em que é aberta nem sempre é possível. Para quem escolhe o vinho para acompanhar as suas refeições, sejam elas num dia de festa ou num dia completamente normal, por vezes uma garrafa é demasiado e, no final, o vinho que sobra acaba por ser despejado pelo cano abaixo sempre com um sentimento de perda associado.

Outras vezes, simplesmente recolocamos a rolha e esperamos que, dia após dia, o vinho se “aguente”. Mas o que acontece é que vamos verificando como a qualidade do vinho cai a uma velocidade assombrosa em poucos dias. Vamos bebendo o vinho, dia após dia, apenas por uma questão de não desperdiçar o mesmo e aceitamos que assim seja pois desconhecemos que já existem diversas opções, mais ou menos baratas, de conseguir continuar a desfrutar do mesmo vinho, mesmo após a sua abertura, durante alguns dias seguidos.

Para além dos sistemas ainda um pouco caros para um uso doméstico, que não interessa abordar de momento, existem já no mercado umas pequenas bombas de vácuo, munidas de umas rolhas especiais que ao retirarem o ar da garrafa ajudam a combater a oxidação do vinho e, consequentemente, reduzir a velocidade a que este perde a sua qualidade. Assim, uma garrafa de vinho aberta hoje ao almoço, com um copo de refeição, aguentaria em perfeitas condições até ao seu final.

,