--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

Castanhas e vinho para o São Martinho

| Comer, Beber e Lazer

07-10-2018 22:10

Esta altura do ano é cheia de tradições populares, cada qual com o seu provérbio e todas elas ligadas entre si.

Com a chegada do tempo frio e da chuva o mais natural é que as agulhas comecem a virar mais para os momentos, cheiros e sabores que nos tragam recordações de conforto. Acendem-se as primeiras lareiras em casa e na rua começa a sentir-se o aroma a castanha assada misturada entre a neblina da manhã e algum fumo à mistura. Se, no verão, a Bola de Berlin marca o cancioneiro de praia, no outono ouvem-se os pregões na rua dedicados à venda da castanha. “Quentes e Boas!”; “Para os meninos e para as meninas já chegaram as castanhinhas!”.

Ao mesmo tempo, em poucos dias, chega o dia de celebrar o São Martinho. Em dia de São Martinho vai à Adega e prova o vinho. Acho que todos conhecemos este ditado. Cumprem-se os mesmos rituais como se fosse pela primeira vez. Juntam-se as pessoas, abrem-se as talhas, prova-se o vinho das barricas e, por estes dias, em praticamente todo o País juntamos as castanhas. “No dia de São Martinho, pão, castanhas e vinho!", assim reza o provérbio popular. A tradição manda que, em tempo de São Martinho, se façam magustos (festas onde se assam castanhas). Sendo o São Martinho festejado numa época do ano marcada pela colheita da castanha (feita durante os meses de outubro, novembro e dezembro) é natural que ela seja convidada para fazer parte da festa.

E qual o melhor vinho para beber com a castanha? A castanha é um fruto rico em hidratos de carbono sob a forma de amido e fibra, mas pobre em proteína e gordura. Para estabelecer o equilíbrio deverão ser servidos vinhos jovens, frescos, com uma boa acidez. 

Se bem que as castanhas sejam tradicionalmente acompanhadas com água-pé, bebida que resulta da fermentação induzida do que fica no fundo dos lagares ou com uma boa jeropiga, um vinho fortificado com semelhanças breve ao Porto, pode e deve também experimentar prová-las simplesmente com vinho branco ou tinto.

,