--- | Chef Continente
Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:
Dieta:

Blog

A temperatura dos vinhos no verão

| Comer, Beber e Lazer

15-06-2018 10:06

Quando falo acerca de temperatura de serviço dos vinhos ainda é muito habitual ouvir a resposta pronta de que se devem servir sempre à temperatura ambiente. Torço de imediato o nariz. Para além de já sabermos que este quase ditado popular não ser para seguir à risca, também sabemos que conforme a estação do ano ou mesmo o tempo que se faz sentir, os vinhos devem ser servidos a uma temperatura diferente.

Em pleno verão, estação do ano em que no nosso País as temperaturas sobem e o sol brilha lá bem alto sem que nenhuma nuvem se oponha, queremos vestir roupas leves e frescas, pouca roupa, as saladas, grelhados e outros pratos com menor complexidade invadem a nossa ementa do dia a dia e o vinho, lá está, queremos que esteja de acordo com a nossa disposição. Mais leve, mais alegre, despreocupada e fresca.

Para os que continuam a escolher o vinho tinto costumo aconselhar que se baixe a temperatura dos clássicos 18ºc para uma temperatura a rondar os 14ºc ou 15ºc e tentar que não suba acima dos 16ºc enquanto o bebe. Um simples colocar da garrafa na porta do frigorifico cerca de 30 minutos antes de o servir fará o efeito desejado.

No entanto, as nesta altura as escolhas recaem mais em vinhos brancos, espumantes e, hoje em dia, também em rosés, que já habitualmente são servidos a uma temperatura mais baixa, mas que, ainda assim, é preciso ter atenção pois não devem ser servidos gelados. Perderíamos algumas das suas propriedades que nos podem dar mais prazer no momento de o beber ficando só com a fresco sensaborão.

Sirva-os à mesma temperatura que serviria em qualquer outra ocasião do ano, todavia, o segredo está na forma como lhe vamos manter a temperatura. E isto aplica-se tantos a estes últimos, como aos tintos ou aos espumantes. Lembre-se que nesta altura faz calor e essa premissa é suficiente para nos arruinar a temperatura do vinho que estamos a beber.

Dentro de casa manter as garrafas no frigorífico é sempre uma opção, mas o uso de baldes de gelo, mangas refrigerantes e optar por servir menos quantidade são sempre opções para qualquer momento fazendo com que o seu Tchim, Tchim seja sempre servido à temperatura ideal.

,